Introdução
O Flash SB-600 não é o modelo mais novo da Nikon (é o SB-800), mas oferece uma gama de recursos que irá satisfazer a diversos usuários das máquinas D70, D70S, D50, D2H, D2Hs e D2X. Principalmente aqueles que não querem pagar, em média, 60% a mais pelo modelo mais novo.
O SB-600 faz todas as coisas que o SB-800 e custa bem menos. Além diso com ele você terá um flash menor, mais leve com quase o mesmo poder e características que importa, como controle remoto sem fio em TTL automático. Claro que a Nikon prefere que você compre o SB-800, por isso a promoção dele em todos os locais.
Colocando lado a lado os dois flash as diferenças principais são que o SB-600 tem 2/3 menos poder no alcance máximo (30 metros em ISO 100 comparado ao SB-800 que é 38 metros). No entanto o tempo de reciclagem da bateria é mais rápido no SB-600 e também a quantidade média de flashes (2.5 segundos e 220 flashs (Ni-MH)). O SB-800 leva 4 segundos para reciclar e só dá para mais ou menos 150 flashs.
Usando com as câmeras DSLR da nikon é possível alterar a exposição tanto no flash quanto na própria câmera. Mas sem dúvida alguma uma das principais vantagens é o sistema remoto sem fio. Com ele é possível disparar o flash SB-600 fora da câmera, o que resulta em excelentes resultados, limitado a criatividade do fotógrafo.
Especificações
- Trabalha com todas as Nikon SLR: i-TTL para F6, D70 (D70s e D50), D2X e D2H (D2Hs), D-TTL para D100, D1, D1X e D1H e TTL regular para todas as máquinas fotográfica que suportem TTL.
- Número Guia de 30 metros em ISO 100.
- Zoom de 24mm a 85mm (Cobertura do flash - margem de distância focal da objetiva).
- Controle manual de intensidade de 1 até 1/64 em pontos de 1/3. Podendo ser extendido a 14mm usando o adaptador embutido para wide.
- Modo não TTL “A”. Isto é o modo que se usaria com uma máquina fotográfica de filme fabricada antes de 1979 (máquinas fotográficas históricas).
- Nenhum modo estroboscópio (pra mim isso além de ser inútil, só encarecendo o flash, acaba por estragar o uso com fotocélulas).
- Controle de exposição do flash de -3 a +3 em pontos de 1/3
- Dimensões aproximadas (Largura x Altura x Comprimento) - 68 x 123.5 x 90 [mm]
- Fonte de alimentação (baterias tipo AA) - 4 (SB-800 usa 5)
- Peso (sem bateria) aprox.- 300 g
- Cabeça giratória tanto na vertical quanto na horizontal.
- AUTO FP Sincronismo de Alta Velocidade (apenas com a D2H): usado com velocidades rápidas para alcance efetivo do elementos fora do foco (confuso não?)
- Informações de Cor do Flash – Equilíbrio de branco melhorando fazendo uso dos dados do Speedlight.
- FV – Trava o valor do flash (como o AE lock), podendo recomor a ena.
- i-TTL- sistema muito preciso que controlo o alcance do flash e monitora a exposição.
- Sistema Criativo de Iluminação - trabalha fora da sapata por comunicação sem fio.
Configurações personalizadas
Aqui é possível alterar algumas configurações, entre elas, a comunicação com a câmera (fora da sapata ou na sapata da câmera).
Você acesa as configurações personalizadas pressionando e segurando dois botões ( ZOOM e "-" ). Você então seleciona o que você quer fixar com o "+" e "-" botões.. Para sair das configurações personalizadas que você tem novamente que apertar o ZOOM e "-" botões. Para sair pressione o botão POWER.
É possível alterar:
- Modo de Wireless (ícone: seta em forma de Z): Padrão é off. Ligue para usar como escravo. Se você fizer, você terá um conjunto diferente de funções personalizadas, citadas mais abaixo. Quando setado para ON o flash não pode ser usado normalmente na sapata. Quando em ON aparece a seta em forma de Z no LCD do flash.
Assistente de iluminação do AutoFocus (ícone: AF-ILL): Padrão é ON. Desligue isto se você não quiser o iluminador vermelho emitido pelo flash quando não é possível conseguir o Auto Foco devido a luminosidade insuficiente. venha quando eles precisarem. Eu aconselho deixar em ON, funciona muito bem mesmo. Em situações ruim de foco, o mesmo e torna quase instantâneo. O formato da luz é em cruz, com 4 na vertical / horizontal, em bom tamanho.
Power Standby (ícone: STBY): Padrão é Auto, que significa o flash desliga automaticamente e retorna imediatamente quando tiver que ser usado. Isto é bom porque poupa bateria. Quando STBY está ativo você verá o ícone o tempo todo o flash está ligado. Seria muito bom que o flash pudesse ficar nesse modo sempre, ou seja, sempre em standby.
Zoom: Padrão é Auto. Muito bom também já que trabalha com lentes com CPU, ou seja, se você estiver usando a lente do kit, por exemplo, e colocar o zoom para 70mm, o zoom do flash também muda para 70mm, permitindo um maior alcance.
Iluminação do LCD (ícone: lâmpada incandescente): Padrão é ON. Isso significa que o LCD ilumina a qualquer hora que se apertar um botão, que é bom. (Quando usa o iluminador do painel da câmera, o LCD do flash também acende).
Se definir o modo sem fio, aqui estão as opções disponíei.:
Som (ícone: nota de musical, realmente uma oitava nota para você músicos) Padrão é ON. Se você deixar isto para OFF verá um ícone de "Nenhuma Música" no LCD. A razão para deixar em ON é que quando trabalhado em escravo serve para aviar que o flash escravo é disparo corretamente enquanto você está olhando no visor.
rL: Luz de leitura auxiliar: Padrão é ON. Ativa dois pequenos Leds na FRENTE do flash assim você pode ver eles. Parece brincadeira mas a Nikon gasta cinco páginas em partes diferentes do manual tentando dizer isto.
Você também tem a opção para desligar a iluminação de LCD no conjunto de funções personalizadas sem fio.
Como podem ver o SB-600 serve muito bem. Talvez o custo mais elevado do SB-800, algo que estou tentando descobrir, possa ser devido a alguns acessórios extras e poder funcionar como MASTER (claro que estou sendo irônico). Ele em com umas filtros coloridos (mas dá para improvisar), com um omni-bounce (serve para difundir a luz) que eu já improvisei o meu (o resultado é fantástico e pode ser visto mais abaixo). Ele tem também o chato modo estroboscópico, o alcançe a mais pode ser significativo, mas talvez para economizar quase R$ 500,00 você possa caminhar 8 metros e compensar essa diferença.
Link para o manual Portugues do SB-800
Link para o manual Portugues do SB-600
Como fazer o SB600 trabalhar fora da Camera
Você primeiro dizer a camera que o flash será pelo Commander Mode.
Na D70/D70s bá no Menu CSM - 19 (Flash Mode). Dentro dele escolha Commander Mode. Irá abrir um submenu, então escolha TTL.
Agora vá no SB600.
Ligue-o fora da camera. Pressione simutaneamente o botão ZOOM e -, e segure um pouco. Irá entrar no Mode CSM do flash. A primeira opção é justamente a da comunicação fora da Sapata (definida por uma seta torta), por padrão está em OFF, para deixar em ON, pressione o botão MODE. Agora pressione o botão ON. note que mudou no LCD. (para melhor identificação olhe na foto acima do painel trazeiro)
O valor acima de CH deve ser 3 e do Group deve ser A. Esses são os valores para o
SB600.
Agora na camera acione o flash da camera (coloque ele para fora), ele irá emitir vários flashes estroboscópicos para fazer a leitura TTL e enviar para o flash. Prontinho, agora é só usar a imaginação.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
o sistema criativo de iluminação do flash sb600 só funciona em d70?
Oi Bruna,
Desculpa a demora em responder ao teu comentário. Confesso que andei deixando de lado o blog.
Bem, o sistema criativo funciona em todas as câmeras pós d70 e numa linhagem igual ou superior, isto é: D90, D200, D300, D7000...D3...Não sei dizer se as de entrada fazem flash criativo.
abraço
Postar um comentário