quinta-feira, 3 de junho de 2010

Dual SIM – 2 chips juntos em seu celular

Dual SIM – 2 chips juntos em seu celular

Escrito por Palpite em Comunicação, Hardware, Manutenção

A algum tempo atrás, comecei a participar de um plano empresarial de telefonia que me dá direito a um novo número de telefone celular. Este novo número, dentre outras vantagens, permite ligações ilimitadas para telefones fixos e gratuita entre os números da empresas. Como eu não queria abrir mão do meu número particular em uso a mais de 4 anos, resolvi procurar uma solução de usar os 2 chips sem ter que carregar dois aparelhos de telefone o tempo todo.

Uma primeira solução seria comprar umcelular dual sim card que permita tal façanha sem adaptações técnicas mirabolantes (gambiarras).
Encontrei vários modelos de aparelhos que me atenderiam no quesito DUAL SIM, porém a maioria com preço ainda salgado no mercado brasileiro.

Veja abaixo 10 modelos celulares que funcionam com 2 chips ao mesmo tempo.
(Cada um deles tem características e restrições específicas para o funcionamento com 2 chips).Celular dual chip

Samsung D880 Duos
Samsung D780
Samsung D980
Philips 699 Dual SIM
Philips Xenium 9@9w
Philips Xenium 9@9v
Motorola VE75
Eten Glofiish DX900
WND Wind DUO 2000
WND Wind DUO 2200

Veja uma lista completa com a descrição de cada um dos celulares que permitem 2 número ao mesmo tempo.

De forma a solucionar o meu problema gastando menos, procurei na internet váriasinformações a respeito do funcionamento dos conversores chamados “dual sim card” que permitem colocar 2 chips em um mesmo telefone. Estes chips na verdade fazem uma comutação lógica através da interface do telefone celular, de qual chip será utilizado em cada momento. Estes adaptadores “dual chip” NÃO permitem que os 2 chips fiquem ativos ao mesmo tempo. Um dos chips ficará ativo e será necessário trocar para o outro chip (sim card) caso se queira originar ou receber ligações através dele. Esta mudança é rápida, cerca de 40 segundos e é feita através do menu do telefone, sem precisar desligar o mesmo.

Encontrei dezenas destes adaptadores dual chip no mercado livre, mas preferi comprar de uma empresa mineira que já conheço, e que poderia instalar o chip conversor na hora.

Adaptador dual sim

Ledo engano! O meu objetivo era instalar um adaptador sem cortar os chips, mas quando percebi, o funcionário da loja já tinha feito o serviço. Os 2 chips foram cortados com um alicate próprio e inseridos no adaptador, que tem exatamente o mesmo tamanho de 1 único chip. De qualquer forma, após instalados os 2 chips no espaço de 1, apareceu um novo menu no celular para que eu fizesse a escolha de qual chip ficaria ativo. Há também a opção de alternar automaticamente entre cada chip em intervalos de tempos pré-definidos. Preferi deixar esta opção desligada, para ter sempre um número ativo todo o tempo, pois a mudança entre os chips gasta quase 1 minuto.

A grande desvantagem em utilizar um adaptador dual sim é o consumo exagerado de bateria! A bateria do Motorola V635 mesmo quando bastante utilizado chegava a durar 4 ou 5 dias! Depois de instalar o chip, a bateria descarrega em menos de 24 horas, após uma carga completa. Retirei o adaptador e voltei para o chip normal (que foi cortado) e o consumo de bateria voltou ao normal. Realmente o adaptador dual sim gasta muita bateria ou altera alguma configuração do aparelho que o faz gastar muito mais. Este problema ocorreu também com outros aparelhos.

Em resumo: adaptador dual sim “come bateria”, a bateria dura menos, acaba muito mais rápido e a autonomia do celular será seriamente prejudicada, lhe impedindo de usufruir das vantagens que teria em agrupar os 2 chips.

Minha recomendação é: não compre este tipo de adaptador! Independente de cortar ou não o chip, sua bateria não vai durar nada!

Nenhum comentário: